Postado em 21 de maio de 2023

Maria, Nossa Senhora do Silêncio!

Autor(a): Roberto Camilo Órfão Morais

 Autor(a): Eder Vasconcelos*

Mãe de Deus, mãe da Igreja, em nossa louvação queremos colocar em seus pés nosso desejo em vivenciar o amor de Jesus Cristo, nosso Libertador e Salvador!

Em especial queremos te pedir a Graça de exercer a pedagogia do silêncio, pois a tirania do barulho tomou conta de todos os ambientes da sociedade, gerando estresse, afastando cada vez mais as pessoas da empatia e justa medida.

Com o excesso de barulho, nossa consciência, vai se acomodando a não sentir, a não reagir, a não pensar. Vivemos nossos dias saturados de informação, mas escasso de reflexão que conduz a paz interior.

No barulho, somos todos asfixiados pelo consumismo que não nos permite ser nós mesmos, de contemplarmos a beleza do próprio existir. Privadas do silêncio, as pessoas vivem na superficialidade, onde se cuida apenas das aparências.

Mãe querida, como ninguém soubeste praticar o valor do silêncio ao permitir a hospitalidade do sagrado, interceda para que a humanidade entenda que o amor nasce preferencialmente do silêncio e, só ele, o leva à plenitude. Que todos possamos compreender que não há privilegiados do silêncio, pois só nele encontramos o caminho para a paz e para a sabedoria, para perdoar, para esquecer e, acima de tudo amar.

Interceda para que na escola do silêncio, sejamos alfabetizados na linguagem do amor, onde a alma se revigora, onde encontramos a chave secreta que abre a fornalha do coração do Pai da Misericórdia. É na disciplina do silêncio que tomamos consciência de nosso ser e de todos os seres, irmanados na mais bela sinfonia universal.

Mãe, educa-nos para o silêncio, pois nele está a essência da sabedoria, a porta que abre para se poder escutar a maravilhosa melodia da alma. Que possamos falar somente quando nossa palavras serem tão suaves quanto o silêncio, pois como afirma o poeta “o silêncio é um campo plantado de verdades que aos poucos se fazem palavras”.

Faz-nos compreender que o barulho adoece e o silêncio cura. Que o silêncio é o contrário do nada: é a plenitude de vida, é mergulhar no mistério da própria vida. Faz-nos percebermos que silêncio nos impede de julgar e nos leva a confrontar-nos sempre de novo conosco mesmo. No silêncio nos é dado a oportunidade de sentir uma profunda paz, apesar de todas as vicissitudes do existir.

“Nossa Senhora do silêncio, envolve-nos em teu manto do silêncio e comunica-nos, a fortaleza da tua Fé e a grandeza da tua Esperança, e a profundidade do teu amor”.

Rogai por Nós! Amém!


*Artigo escrito em parceria com Eder Vasconcelos, que é franciscano, escritor, teólogo e filósofo. É autor de diversos livros, entre eles, Pedagogia do Silêncio, da Editora Paulinas.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Alfenas Hoje

Roberto Camilo Órfão Morais
Professor
Professor de Ciências Humanas do Instituto Federal Sul de Minas - Campus Machado.



Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa

Estou de acordo