Postado em domingo, 18 de junho de 2023 às 12:12

Ailton Krenak é anunciado como patrono da 7ª edição da FliAlfenas

O escritor e ambientalista é uma das principais referências atuais do pensamento brasileiro.


 Da Redação

O escritor e líder indígena Ailton Krenak será o patrono da sétima edição da Feira Literária de Alfenas (FliAlfenas). O anúncio foi feito nas redes sociais em perfis oficiais do evento, previsto para agosto.

“A escolha de um patrono vai muito além de uma singela homenagem, é por meio das obras literárias do patrono, que os estudantes da rede municipal de educação trabalham as mais diversas vertentes que envolvem esse universo da literatura, e mais do que isso, é uma forma de expandir ou apresentar as pessoas uma dimensão rica e simbólica que somente os livros são capazes de ter”, explicou a organização ao anunciar o nome de Krenak. 

Aílton Krenak será o patrono da 7ª FliAlfenas (Foto: Manuel de Almeida/Agência Lusa)


A FliAlfenas será de 14 a 19 de agosto. A programação completa ainda será anunciada, mas a organização já divulgou que, nos dias 18 e 19, haverá um espaço para comercialização de obras literárias na Praça Getúlio Vargas como parte das ações. Para isso, autores interessados devem se inscrever até 25 de junho.

O evento engloba a feira do livro e a semana literária. A programação, em anos anteriores, contou com exibições de filmes; encontros com autores e escritores; oficinas de poesia, fotografia, pintura, bordado e contação de histórias; palestras; rodas de conversa, shows e estandes de editoras e livrarias. No ano passado, a patrona foi a escritora Carolina Maria de Jesus. 

Livros publicados por Krenak (Foto: Reprodução/Google)


Ailton Krenak é ambientalista, filósofo, poeta e tornou-se uma das referências no pensamento sobre a sociedade brasileira. Ele é doutor honoris causa pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

O escritor nasceu em 1953 em Minas Gerais, na região do vale do rio Doce. Ativista do movimento socioambiental e defensor dos direitos dos povos indígenas, participou da fundação da Aliança dos Povos da Floresta e da União das Nações Indígenas (UNI). Como uma liderança histórica no movimento indígena, exerceu um papel crucial na conquista dos Direitos Indígenas na Constituinte de 1988.

Krenak é um crítico do sistema capitalista e do eurocentrismo na percepção da civilização. O capitalismo e o colonialismo presente no processo de formação do povo brasileiro são pontos principais de seu pensamento e temas recorrentes em suas obras.

 



Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa

Estou de acordo