Postado em domingo, 19 de agosto de 2018 às 12:12

Conheça o projeto ‘A imaginação sociológica e o sul de Minas’

O projeto visa permitir aos estudantes da educação básica o desenvolvimento daquilo que o cientista social Wright Mills denominou de imaginação sociológica.


“A imaginação sociológica e o sul de Minas” é um projeto de ensino, pesquisa e extensão desenvolvido pelo curso de Ciências Sociais da Unifal (Universidade Federal de Alfenas) em parceria o jornal eletrônico Alfenas Hoje e escolas estaduais da cidade .

O objetivo do projeto é propiciar a divulgação e a discussão de conhecimentos sobre a realidade social sul-mineira em relação à cidade, à região, ao estado e ao país, tomando por base os conteúdos trabalhados pelos professores da educação básica e os diversos dados secundários disponíveis em sítios oficiais como informações públicas, sobre: mercado de trabalho, população, saúde, educação, dentre outros.

O projeto visa permitir aos estudantes da educação básica e aos cidadãos alfenenses o desenvolvimento daquilo que o cientista social norte americano Wright Mills denominou de imaginação sociológica, isto é: a capacidade de fugir de nossas rotinas diárias para interpretar fatos da vida social na qual estamos imersos.

Para Mills, a Sociologia possui um aspecto importante para vida de todos os sujeitos, pois pode possibilitar a compreensão de como suas relações mais íntimas e particulares são afetadas por contextos sociais mais amplos. Nas palavras do autor, “o indivíduo só pode compreender sua própria experiência e avaliar seu próprio destino localizando-se dentro de seu período”.

O levantamento, a análise de dados e sua posterior divulgação correspondem a etapas importantes do debate público sobre as questões sociais a serem enfrentadas pelas políticas públicas.

A comunicação das análises sociológicas desenvolvidas possibilitará aos universitários desenvolverem habilidades de transposição da linguagem acadêmica para uma formulação de fácil compreensão que pode ser apresentada na forma de planos de aula, pequenos artigos analíticos, cursos e palestras.

Aos estudantes do ensino médio serão propiciados debates acerca da realidade social local e também discussões sobre o papel da sociologia nas análises sociais.

Ao democratizar o saber sociológico, o projeto poderá subsidiar gestores locais, ativistas sociais e cidadãos no debate sobre os fenômenos sociais e sobre a qualidade das políticas públicas.



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