Postado em 24 de outubro de 2017

Yoga para emagrecimento

Autor(a): Diva Paiva

Emagrecer através das técnicas de Nitya Kriya não é tão fácil como tomar uma pílula, é preciso praticar disciplinadamente meia hora por dia. São técnicas únicas yoguis, diferentes de tudo que se faz normalmente. Não tem nada a ver com ginástica ou exercícios convencionais, essas técnicas são reguladoras do trajeto da energia vital nos condutos energéticos que serpenteiam todo o corpo e normalmente se encontram obstruídos.

A boa notícia é que não se trata de exercícios físicos para consumir calorias, por isso é muito apropriado para aqueles que não podem ou não gostam de fazer exercícios de repetição.Outra coisa empolgante é o fato de não haver nenhum regime de fome. Aliás, não tem nenhum regime, basta parar de comer besteiras. Isso quer dizer eliminar alimentos sem energia vital, chamados tamásicos: alimentos processados artificialmente, modificados em laboratórios, industrializados. Alimentos que vem em embalagens, enlatados, ensacados, gelados, com data de validade.

Pois eles são antevitalizantes e bloqueiam o fluxo energético. As técnicas de Nitya Kriyade, perdem da energia vital adquirida diariamente através dos alimentos de verdade, aqueles retirados da terra, adquiridos nos mercados e preparados em casa. As bebidas alcoólicas e refrigerantes também são empecilhos à boa circulação de energia, é importante que sejam afastados do cardápio.

Ter uma alimentação natural é uma questão de hábito e organização, muita leitura sobre o assunto vai colocando pouco a pouco todo mundo nessa mudança profunda, que vai repercutir muito além da saúde.

As técnicas que possibilitam tornar uma pessoa magra de Nitya Kriya são antiqüíssimas,foram selecionadas do Hatha Yoga Pradípiká, textos clássicos do Yoga. Não possuem contra indicações, mas precisam ser feitas com uma devoção quase religiosa, com muito respeito e dedicação. Podem ser aulas particulares com a professora especializada ou em grupo. As aulas acontecem um dia sim outro não. Mas o dia que não fizer no centro de Yoga se faz em casa sozinho.

Pode-se emagrecer o quanto quiser, por exemplo, no começo é esperador perder dois quilos por mês, mas à medida que vai praticando, ininterruptamente, perde-se bem mais, é uma progressão aritmética, quanto mais tempo se praticar através dos meses, mais peso por mês é possível perder. Chegando a oito quilos por mês ao final de um ano, por isso é preciso saber quando parar ou trocar para o Yoga tradicional.

Outras dicas importantes serão passadas para os praticantes de Nitya Kriya, mudança de hábito. Por exemplo: não é bom ficar se pesando e fazendo conta sobre o emagrecimento, é importante confiar eobservar as roupas ficando grandes ao redor de seu corpo.

Outra coisa, parar de correr atrás de um novo regime de fome, eles trazem grandes perturbações, não dá para seguir e só trás infelicidade. A alimentação deve ter ritmo e constância. Outra coisa: é bom que o praticante abandone a mania de ler sobre regimes para emagrecer. A pessoa deve se direcionar para uma mudança gradual, cultivando uma nova mentalidade, onde a vida vai se sobrepor ao peso.




Diva Paiva - Diretora do Centro de Yoga Prêma

 

 

Diva Paiva
Professora de Yoga


-


Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa

Estou de acordo